terça-feira, 8 de setembro de 2015

* SAN - Segurança Alimentar Nutricional *

O que é Alimentação Saudável?

Comer ou não comer: Eis a questão! 
Observando que a saúde começa pela boca.

Saber o que é Alimentação Saudável é o ponto de partida. O destino final é o saber informar sobre SAN (Segurança Alimentar e Nutricional).

O percorrer da estrada desta aprendizagem sobre alimentação saudável é a meta principal. O desempenho para o cumprimento das tarefas para o conhecimento funcional, eficiente e eficaz depende do real interesse à pesquisa.
 
O 1.° passo para a jornada infinita desta questão SAN, é a pesquisa científica focada em saúde e no real entendimento do que é alimento saudável para toda população envolvida. Quero dizer, todas as pessoas, em todas as idades e em todas as etapas da vida. E, se as pessoas não são iguais umas das outras, cada qual com suas necessidades próprias, consequentemente, a qualidade e quantidade na alimentação individualizada para viver bem e com saúde não pode ser diferente.
 
O passo a passo da informação nutricional é fundamental para a elaboração de uma dieta adequada, que envolve de 4 a 5 boas refeições intercaladas durante o dia. Lembrando que, devemos comer para viver e não viver para comer (Sócrates).
Que todo processo para o conhecimento básico em SAN - Segurança Alimentar Nutricional, seja numa linguagem de entendimento global. Termos técnicos e/ou nomenclatura científica é como falar em GREGO na região do Ceará para todos os brasileiros entenderem. Esta caminhada requer conhecimentos lógicos e relevantes em saúde - base para a construção de opinião em Segurança Alimentar e Nutricional.

Informações nutricionais são detalhes pequenos comparados a tudo que envolve a GRANDEZA dos assuntos em SAN . Começando pela qualidade do solo que pisamos e pela água que irá regar e propiciar o crescimento do brotar de qualquer produto. A próxima estação é conhecer e respeitar o Meio Ambiente. Depois confiar nas mãos que prometem proteger nossas próprias vidas. Esta união se chama sabedoria para obter bons resultados. Isso só é possível com Informação Transparente e Divulgação Verdadeira de Dados Estatísticos. Tudo mais é consequência de boa vontade política.

Se cada um fizer a sua parte em nome da informação, e levar o conhecimento adquirido para o vizinho, amigo, familiar, ou para qualquer cidadão que não teve as mesmas oportunidades de aprendizagem, ao final todos ganham, porque vida saudável é contagiante. Devemos ajudar todas as pessoas a encontrar as alegrias para ser feliz e viver bem. Alertando o que é prejudicial à saúde. Promovendo bons hábitos alimentares ou simplesmente incentivando a leitura de rótulos dos produtos comprados. 

Viver mais é bom. Viver com qualidade de vida saudável, bem estar físico e mental é muito melhor. 

A vida floresce de acordo com o que nós mesmos semeamos. Vamos plantar SAÚDE!

* Cuide da Saúde com amor *
MárciAtleta50tenária*Groeninga

Nenhum comentário:

Postar um comentário