quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

** COMO A ATIVIDADE FÍSICA PODE INFLUENCIAR NA QUALIDADE DO SONO **

As pessoas dormem melhor e sentem-se mais alertas durante o dia, se fizerem pelo menos 150 minutos de exercício por semana, conforme pesquisas feitas aqui no Brasil e nos Estados Unidos, envolvendo o sono. Comprovado científicamente os resultados benéficos à saúde.
 
Uma amostra nacionalmente representativa de mais de 2.600 homens e mulheres, com idades entre 18 e 85 anos, descobriu que 150 minutos de atividade moderada a vigorosa por semana, que é a diretriz nacional, fornece uma melhoria de 65% na qualidade do sono.
As pessoas também disseram que se sentiam menos sonolentas durante o dia, em comparação com aquelas com menor atividade física.
As evidências apresentadas no estudo somaram-se às já demonstradas em estudos anteriores sobre a importância do exercício para vários fatores de saúde.
Entre os adultos nos Estados Unidos, cerca de 35% a 40% da população tem problemas em adormecer ou com a sonolência diurna.
 
Cada vez mais, a evidência científica está incentivando a atividade física regular como uma alternativa não-farmacêutica para melhorar o sono.
 
Depois de controlar idade, IMC (Índice de Massa Corporal), estado de saúde, tabagismo e depressão, o risco relativo de sentir-se excessivamente sonolento durante o dia muitas vezes, em comparação a nunca sentir-se excessivamente sonolento durante o dia diminuiu em 65% para os participantes que se enquadravam nas diretrizes de atividade física, conforme mostragem nacional.
Estudos concluem que resultados semelhantes também foram encontrados para ter cãibras nas pernas durante o sono (68% menos provável) e ter dificuldade de concentração quando se está cansado (decréscimo de 45%).
Estas descobertas demonstram uma ligação entre a atividade física regular e a percepção de sonolência durante o dia, o que sugere que a prática de atividade física de forma regular pode influenciar positivamente a produtividade de um indivíduo no trabalho, ou no caso de um aluno, influenciar a capacidade de prestar atenção na aula.
 
O perigo com isso é que muitas pessoas tendem a superestimar a quantidade de atividade que fazem. Vamos entender como atividade fisica moderada, como exemplo caminhadas, por 20 minutos/dia e/ou também outra atividade fisica que dispense uma orientação profissional, o importante nestes casos é a regularidade da prática. Lavar o carro, varrer o jardim de casa, passear com o animalzinho de estimação pelo quarteirão residencial, são exemplos de atividades fisicas moderadas. Assim, estas podem ser incluidas conforme a determinação média do tempo semanal apontado na pesquisa.  "Nunca" iniciar qualquer que seja a prática esportiva sem avaliação médica e orientação específica para cada caso. Procure informações com um profissional de educação física quando desejar praticar uma atividade mais pesada, como exemplo musculação, que já não mais é considerado como atividade moderada. 
 
A atividade física não pode ser apenas boa para a cintura e coração, mas também pode ajudá-lo(a) a dormir e outras compensações que virão colaborar para o bem estar geral e consequentemente uma vida melhor.
 

* CUIDE DA SUA SAÚDE COM AMOR *
* Atleta Cinquentenária * Márcia *
  
 
 



* Viver mais e com qualidade *
*** Atletas Cinquentenários ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário