quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

** VERÃO E FÉRIAS * COMBINAÇÃO PERFEITA PARA VIVER MUITAS ALEGRIAS **


 atletas-cinquentenarios@googlegroups.com
Subject: ** VERÃO E FÉRIAS * COMBINAÇÃO PERFEITA PARA VIVER MUITAS ALEGRIAS **
Date: Thu, 8 Dec 2011 21:07:26 -0300


Para aproveitar o verão com tudo de bom que a estação mais quente e alegre do ano oferece é preciso ter muitos cuidados. Além de utilizar protetor solar todos os dias, ingerir muito líquido para evitar a desidratação, outro fator muito importante é em relação à alimentação, que deve ser leve e saudável para eliminar os perigos de contaminação. Proficionais especializados em alimentação são unânimes no assunto: quanto mais colorido for o prato, mais saudável ele será.  Frutos do mar, legumes, verduras, frango e frutas são alimentos que não podem faltar no cardápio semanal, pois além de conterem muitas vitaminas também favorecem a digestão. Os cereais (preferencialmente os integrais) e as leguminosas também são obrigatórios para quem quer seguir uma dieta balanceada e curtir ao máximo os dias mais quentes e compridos do ano. Ao comprar derivados do leite, especialistas recomendam escolher queijos magros e tomar leite desnatado. Prefira sempre os alimentos naturais e frescos e evite ao máximo os produtos industrializados, congelados e gordurosos, pois eles retardam a digestão do nosso organismo e causam aquela sensação de estômago cheio por muito mais tempo. Médicos e nutricionistas afirmam que, além de todas as funções digestivas e obedecendo o melhor padrão dentro de uma dieta balanceada,  estes alimentos saudáveis atuam em nosso organismo na prevenção de contaminações alimentares e infeções, que são frequentes no verão. Além disso, devido ao calor e umidade da estação, a proliferação de bactérias pelo ar também é maior. Por isso, precisamos estar sempre alertas em relação aos alimentos que vamos consumir.

 

Veja abaixo, dicas básicas para você aproveitar suas férias com muita saúde e disposição:

 
Evite:                                   Substitua por:
Amendoim torrado                 Soja tostada
Castanha-de-caju                  Damasco seco
Espeto de camarão               Espeto de frutas frescas
Salgadinhos                          Frutas naturais
Casquinha de sorvete             Picolé de frutas
Chocolate                              Barrinha de cereal
Refrigerante                           Água de coco

 

Mantenha os alimentos sempre refrigerados. Retire da geladeira apenas os alimentos nas quantidades que serão consumidas. Após o consumo, se sobrar alguma coisa, volte a guardar na geladeira devidamente embalado.

Refresque-se: Encha um barril com gelo e água para gelar as bebidas como chás prontos, isotônicos light e água de coco.

Adoce a boca – Estoque barras de cereais light pequenas e bananinhas secas sem açúcar.

 
Sabemos que dá um pouquinho de trabalho, mas o recomendável é levar os lanches feitos em casa para um dia de praia saudável. Como exemplo, experimente um sanduíche light, com pão integral light, frango desfiado, milho, picles ou azeitona e cream cheese. Opções mais doces são as frutas, barra de cereal e água de coco.
 

Evite alimentos de fácil contaminação como molhos, ovo, maionese e frituras, que geralmente ficam expostos em ambientes não refrigerados.

 

Na beira da praia os cuidados devem ser reforçados. Atenção especial ao comprar alimentos em barraquinhas e dos ambulantes. Evite queijos, camarão, carne de siri, sanduíches com maionese.

 

Para encerrar, dica fundamental para todos os dias do verão e de outras estações. Tome pelo menos 2 litros de água por dia. Com o calor nosso organismo transpira muito e nós precisamos repor constantemente esse líquido perdido para não desidratar. Outras bebidas que também podem ser consumidas são sucos naturais, chás e a tradicional e saborosa água do coco verde ou na forma industrializada.

 

Importante não esquecer de considerar o valor calórico de todo e qualquer alimento ingerido. Pondere no consumo de álcool e tudo mais que conhecemos ter muitas calorias, seja na forma de gordura ou áçucar. Se exagerar nas refeições, e assim, consumir quantidades que venham somar "mais" do que a capacidade natural de queima do metabolismo basal, o recomendável nestes casos é para buscar por atividades físicas leves(caminhadas-30minutos)  ou alguma outra prática esportiva que traga disposição e prazer para o praticante. Assim, será fácil manter o equilíbrio do peso corporal de maneira eficiente e natural. Queimar estes extras calóricos  no dia a dia é fundamental para que, no final das férias tudo não venha alterar os ponteiros da balança e pesar ainda mais na consciencia. 

 

Aproveite o verão. Seja feliz!!! 

 

Boas festas e ótimas férias. 

 

 

* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *

*Atleta Cinquentenária *Márcia*     

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário