terça-feira, 29 de abril de 2014

* Márcia/ Cades * Dengue/Vila Mariana *

Caro colega Edison,

Em resposta a sua duvida... 

Se você ligar para o numero: 0800-7777156 (AMLURB-capital) - comunicando locais com descarte irregular dos resíduos sólidos  - você estará evitando focos de "criadouros" e proliferação da DENGUE...Concorda?
Quanto a referencia de outros números,  eu entendo que, o próprio 156 da Prefeitura - Serviço de Vigilância Sanitária -  é responsável por registrar qualquer tipo de denuncia do munícipe - como também poderá informar outro numero auxiliar de competência - se os funcionários forem treinados adequadamente de acordo com discriminação do tipo de resíduos sólidos (urbano, construção, hospitalar e outros) - Sabemos que todo protocolo registrado no 156 - (obedece um prazo de 40 dias) -  para o atendimento e devido encaminhamento à subprefeitura responsável para as providencias necessárias. Contudo, vale lembrar, assunto em questão "Prevenção Regional da DENGUE" - a demora acaba se fazendo proliferação da própria doença.
Resumindo: Fato sem resolução do foco inicial. E, o final da história é conhecido por todos nós. Os mosquitos (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus) voam felizes para sempre...  

Desta forma - reforço a necessidade de se fazer uma campanha séria e com apelo imediato de atenção em relação aos pontos "criadouros".  Embora, infelizmente, penso ser um pouco tarde para reparações dos problemas existentes. 

É com grande tristeza que informo, no ano passado eu falei deste assunto com o colega Victor - mostrando o desenho em anexo e explicando a ideia da proposta. Estou apontando o grande perigo da proliferação em pequenos espaços - ( ex. tampinha de garrafa pét - ofurô para o mosquito DENGUE). Portanto, o que pensar dos demais locais "criadouros" outras áreas de descarte irregulares? Com todo tipo de material jogado clandestinamente - como restos de lixo doméstico, móveis, carros abandonados em esquinas e/ou entulho de obras e construção?

Quero dizer que, descarte pequeno ou grande, com água armazenada em qualquer quantidade. O perigo existente é o mesmo em qualquer situação. Pois bem! Tentei chegar com o alerta para evitar esse mal na nossa região. Se cada munícipe cuidar do metro quadrado que pisa, o bairro será melhor. 
Espero que todos saibam que, não penso em mudar a realidade de São Paulo - mas sonho em melhorar o bairro da Vila Mariana.      

Quero dizer que, tentei colocar o assunto (DENGUE) para a pauta da nossa "primeira" reunião do CADES - dezembro/13 - Mas, foi definido para leitura do nosso regimento CADES  e depois, foi marcado outra data para a mesma questão. Seguidamente, outros assuntos foram escolhidos como prioridades para discussão nas reuniões de fevereiro, março e abril... (sic) 

O tempo passou e a doença se espalhou... Percebe a gravidade do momento? 

Infelizmente o Sr. Victor Zacharias -  no papel representante da comunicação e também a Lara do Ecobairro - na figura de 1.ª secretária do CADES - a princípio, ambos não deram a menor demonstração de apoio e/ou  interesse em levar à frente minha proposta de divulgar a prevenção desse mal. Pergunto: O que posso fazer?

Para finalizar quero lembrar que, o primeiro dia do mês de maio está batendo à porta e o  mosquito Aëdes  poderá entrar na nossa casa, sem mesmo ser convidado...Certo? 
Como conselheira persistente que sou , novamente fiz a sugestão para pauta da nossa próxima reunião: Como está a DENGUE na região da Vila Mariana? Torço para que o mapeamento seja negativo para o quadro geral. Esse é assunto específico de saúde onde o CADES VM tem obrigação de saber responder - considerando ser a proliferação da doença uma questão direta do MEIO AMBIENTE.
Todos querem os direitos, mas não podemos esquecer das nossas obrigações. Ser conivente com o descaso e a negligencia pública sobre a DENGUE é permitir o mal para nós mesmos. 

Costumo dizer que a prevenção é o melhor remédio para todas as doenças.  O Meio Ambiente é o corpo da nação...



Uma andorinha não faz verão e apenas um mosquitinho da DENGUE acaba com qualquer estação.
                                                                      (MárciaGroeninga - CADES VilaMariana 





 



Date: Tue, 29 Apr 2014 06:51:21 -0700
From: ediam4@yahoo.com.br
Subject: Edison/ Cades
To: marciapersonaltrainer@hotmail.com

Olá Colega
Espero encontrá-la bem ...

Por gentileza,existe um telefone tipo disque denuncia para a Dengue,no caso de verificarmos
locais possivelmente "criadouros" do mosquito transmissor.

Se não existir "disque denuncia",algum outro serviço parecido?

Grato
Edison

Nenhum comentário:

Postar um comentário