domingo, 12 de agosto de 2012

** OBESIDADE, UM PESO PARA A SAÚDE **

O Brasil vive o momento das eleições. Espera-se que os nossos políticos, em plena campanha eleitoral, sensibilizem-se para o problema da obesidade, que deve ser encarado como uma questão de saúde pública. Há de surgir entre os postulantes a cargos eletivos algum nome que incorpore esta bandeira social de alta relevância e que faça uso de sua condição de parlamentar para propor políticas de erradicação da obesidade e de estímulos a dietas equilibradas e prática de exercícios físicos.Os dados do IBGE só confirmam o que já havia sido detectado pelos estudos dos exames médicos, feitos ao longo das duas últimas décadas, com base em 50 mil check-ups em executivos. Eles revelam, e não é coincidência, que praticamente metade da população examinada, todos situados no ápice da pirâmide social, está acima do peso e registra alto teor de gordura no sangue (colesterol e triglicerídeos), com incidência de obesidade da ordem de 8%.O excesso de peso do brasileiro é má notícia. Ele nos aproxima perigosamente de parâmetros americanos, em que um em cada quatro indivíduos é obeso.

Nas sociedades industrializadas a obesidade torna-se epidêmica, mesmo entre as populações carentes. Por trás desse quadro estão a dieta baseada em alimentos altamente calóricos, o sedentarismo e o estresse crônico.A falta de tempo para se alimentar corretamente, aliada à desinformação e à publicidade, leva ao consumo de fast-food. Um almoço com sanduíche, batata frita, refrigerante e torta ultrapassa a necessidade média de 1.500 calorias diárias de que, por exemplo, um homem de cerca de 70 quilos necessita para desempenhar atividades burocráticas.

No Brasil, há mais obesos do que desnutridos.A boa notícia é que a obesidade pode ser atacada com condutas naturais, acessíveis à maioria da população. A prática regular de atividade física, que pode ser uma simples caminhada de 30 minutos/ dia, aliada a uma alimentação equilibrada, renova os tecidos, retarda o envelhecimento, diminui a taxa de gordura circulante, melhora a coagulação e a troca de gases nos pulmões. Mais ainda, facilita a mineralização dos ossos e libera endorfina, neurotransmissor que aumenta a sensação de bem-estar e combate a ação da adrenalina gerada pelo estresse cotidiano.

Exercitar-se aumenta as defesas do organismo, ajuda no controle do peso corporal, melhora o desempenho do sistema cardiorrespiratório e o desejo sexual. Pesquisas comprovam que pessoas fisicamente ativas vivem mais, têm maior capacidade de trabalho e de concentração. É a porta de entrada para uma vida mais longa com autonomia. É sempre bom lembrar que viver mais é bom mas, viver com qualidade de vida é muito melhor...


* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *

* Atleta Cinquentenária * Márcia * 



 












 
 



 



 

--
* Viver mais e com qualidade *
*** Atletas Cinquentenários ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário