sexta-feira, 24 de agosto de 2012

** NÃO ENGULA, MASTIGUE **

Primeiro, mastigar e comer sem pressa. Vocês não imaginam como este pequeno detalhe pode ajudar em nossa saúde. Isso porque o processo de absorção de nutrientes começa na boca a partir do momento que quebramos os macronutrientes ou seja, quanto mais mastigar os alimentos quando o mesmo para o estômago será melhor processado e quando for absorvido os nutrientes no intestino, quanto menor a partícula mais nutrientes podemos absorver. Mastigar os alimentos com calma, saboreando os alimentos, permite uma digestão mais fácil e melhor aproveitamento dos nutrientes.
..... Então coma com calma, sem pressa e sinta o sabor do alimento. Nutricionistas, endocrinologistas, gastroenterologistas, dentistas e muitos outros profissionais são unânimes da opinião de que comer bem e devagar é essencial para uma boa digestão, saúde bucal e no controle do peso. É fato que a correria dos dias atuais mal nos permite muitas vezes sentar a mesa para fazer uma boa e inteira refeição. Desde os tempos primórdios o momento da refeição é sagrado, nós pessoas modernas é que alteramos isso. Evoluir não deveria ser sinônimo de abandonar bons e saudáveis hábitos de vida. 

O simples ato de comer sem pressa, mais do que ajudar numa melhor digestão, desenvolve paciência e auto controle, reduz a quantidade de comida desejada porque conseguirá extrair mais nutrição dos seus alimentos. Ao diminuir a quantidade de comida, consequentemente seu estomago diminuirá de tamanho e isso será reflexo de menor barriga também. Considerando ainda que, mastigar bem os alimentos, mais do que um hábito saudável, permiti se sentir o aroma, textura e paladar da comida e involuntariamente ainda faz com que se coma menos e isso favorece a quem deseja perder peso. Importante lembrar que o cérebro só recebe a mensagem que o organismo está satisfeito após 20 minutos do início da refeição. Por isso quem come rápido tende a comer mais...

Uma dica simples com tantos benefícios para sua saúde. Não engula, mastigue e coma devagar. Deguste com qualidade o prazer de saber comer bem.


* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *   
*AtletaCinquentenária *Márcia*     

       

       


Nenhum comentário:

Postar um comentário