domingo, 19 de agosto de 2012

* ATIVIDADE FÍSICA, NOVA FORMA DE VIVER NA TERCEIRA IDADE *

A atividade física na terceira idade é uma pratica em evolução, onde o idoso busca um melhoramento físico, objetivando uma vida mais saudável e também um bem-estar mental. Esta pratica se torna cada vez mais frequente, pois a partir dela as pessoas que se encontram na terceira idade preenchem o tempo vago existente, sem ficarem isolados do meio social se sentindo inúteis e inativos, a atividade física proporciona o reencontro de valores como o surgimento de novas amizades, motivação, vaidade, bem-estar entre tantas.

Do ponto de vista profissional e terapêutico a prática de exercícios físicos já está confirmada como um dos mecanismos fundamentais na manutenção da qualidade de vida na terceira idade, de modo que auxilia para a recuperação e/ou apenas equilíbrio de doenças que surgem nessa fase da vida, como osteoporose, diabetes e hipertensão, obesidade, desgaste muscular, equilíbrio entre outras.

Dessa forma observa-se que essa prática introduz vários benefícios aos idosos de forma a alertar a importância desse assunto, e trabalhar com mais entendimento a concepção do idosos e do profissional de saúde quanto a pratica de exercícios físicos nesta fase da vida.

Nos últimos anos tem-se verificado um aumento consideravelmente expressivo na parcela de idosos na população brasileira. Esse aumento é consequência de uma série de fatores histórico-culturais em modificação ideológica que têm ocorrido, os quais resultam numa longevidade de vida acrescida à população idosa do país, podemos citar alguns deles, como: a queda da natalidade em algumas classes da sociedade nos últimos anos, uma melhora, ainda que pequena, no sistema de saúde e principalmente uma consciência qualitativa por parte dos idosos em manter hábitos saudáveis no seu dia-a-dia, mantendo as expectativas de um crescimento gradativo dessa tendência nos próximos anos.

Paralela as causa que tem gerado esses resultados e intimamente ligada as iniciativas dos idosos em busca de melhores condições de vida nessa fase, surge a prática de atividades físicas como um dos recursos utilizados para manter uma rotina saudável, tanto no campo biológico, físico, funcional como também na saúde mental e interatividade social.

Esse recurso se mostra muito mais abrangente em seus benefícios nos idosos do que em qualquer outra pessoa de faixa etária inferior, pois neles tal prática consegue suprir, na maioria das vezes, diversos problemas de saúde que a idade os impõe além de romper um estereotipo criado pela sociedade aos idosos, refletindo-se neles em "doenças" psicológicas como a depressão. Uma pessoa adulta geralmente pratica exercícios físicos com uma meta específica, já os idosos com inúmeras finalidades convergidas numa atividade de lazer.

Quando se chega à terceira idade, ocorrem inúmeras alterações no comportamento funcional do corpo, isto é, surgem mudanças estruturais e funcionais em várias partes do corpo decorrentes da idade e que impossibilitam o idoso a fazer certas atividades que antes eram comuns. Isso ocorre devido ao processo natural de envelhecimento paralelo a uma redução nas atividades motoras em geral, resultando dessa forma em diversas patologias resultantes do sedentarismo. Especialistas dizem que, as alterações degenerescências podem ser várias, como os problemas cardiovasculares e respiratórios, má regulação intestinal, resistência imunológica, doenças crônicas e hereditárias. Além da redução de massa muscular e óssea (osteoporose), equilíbrio corporal, mobilidade articular e flexibilidade – problemas que tornam os idosos mais vulneráveis a quedas e lesões no seu dia-a-dia.

Em frente a tantos distúrbios que a idade traz ao idoso a atividade física se mostra como um tratamento coadjuvante, auxiliando e às vezes revertendo por completo alguns desses problemas de saúde, como os relacionados à força, equilíbrio e mobilidade.

Assim como vários problemas de saúde que se mostram e se agravam durante a terceira idade, a "cabeça" dos idosos também passa por fortes transformações. Ao passo que há uma redução nas atividades em geral por imposições que o corpo desgastado pela idade impõe ao idoso, o mesmo deixa de realizar certas atividades. Uma delas é a interatividade diária com o meio social, fazendo com que o idoso alimente um sentimento de exclusão e uma auto incapacidade sentindo-se inútil por não mais poder fazer certas coisas antes comuns a qualquer pessoa.

A preocupação com o corpo, pelo âmbito da vaidade, também vai se perdendo em muitos casos, o idoso não sente mais tanta necessidade de se cuidar por esse motivo e mesmo sem perceber, com isso diminui a sua auto-estima. 

Nesse contexto de alterações psicológicas a prática de exercícios pode ser muito importante, pois o idoso sente-se novamente integrado a vida social, sente-se útil, pois está disposto tanto fisicamente como mentalmente, melhora suas relações sociais e muda a visão da sociedade em sua relação aprendendo a driblar as mudanças que afetam o seu sistema psicológico.

Por ultimo é preciso entender que a atividade física é para eles muito mais do que um simples programa de exercícios, é uma nova forma de viver.Tendo conhecimento disso, os profissionais precisam estar interagidos e informados para atender esse público que tem sede de viver com saúde.



* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *

*Atleta Cinquentenária *Márcia *














Nenhum comentário:

Postar um comentário