quinta-feira, 1 de agosto de 2013

** 05 de agosto - DIA NACIONAL DA SAÚDE **

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 07 de abril,  foi criado em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), através da preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas do mundo.

Dia Nacional da Saúde - Por que o dia 05 de agosto?

Em uma pesquisa sobre percepção pública de ciência e tecnologia em nosso país, conduzida em 2010, Oswaldo Cruz foi o cientista mais lembrado pelos entrevistados. Certamente é um dos maiores pilares da história da saúde no Brasil. Na sua luta patriótica pela saúde, foi uma das mais fortes lideranças no avanço da política sanitária impulsionando definitivamente o progresso do país. É indiscutivelmente um herói nacional. Morreu em 1917 aos 44 anos. No dia 05 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde em homenagem ao dia do nascimento desse grande médico, cientista, epidemiologista, sanitarista, gestor público.

Mas não é somente nesta data que devemos falar sobre conceitos do bem estar saudável. Saúde não significa apenas a ausência de doenças. Bem como alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população.Ter saúde é garantir a condição de bem estar das pessoas, envolvendo os aspectos físicos, mentais e sociais das mesmas, em harmonia, definição dada segundo a OMS. É necessário que informações acerca da higiene, doenças, lixões, aterros sanitários, dentre outras, cheguem à população, pois dessa forma o governo faz um trabalho preventivo, melhorando a saúde da população e diminuindo gastos com a saúde pública. Sendo de responsabilidade dos governantes, a saúde pública deve ser levada a sério tanto pelos municípios, estados e governo federal. Esses devem cuidar de aspectos ligados às suas responsabilidades, capacidades e verbas.
Contudo, uma forma mais moderna de definir a saúde seria a capacidade de adaptação para a manutenção da independência e sensação de bem estar. Isso envolve moradia, educação, alimentação, trabalho e lazer.     

Viver com qualidade é sinônimo para vida saudável. Participar informações que tratam de manutenção, prevenção e conceitos de saúde é a minha bandeira.
 

* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *
* AtletaCinquentenária *Márcia*      




cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É importante lembrar de nossa saúde diariamente!O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É importante lembrar de nossa saúde diariamente!O cuidado com a saúde é um hábito que todos devem ter. É importante lembrar de nossa saúde diariamente!



 
* Viver mais e com qualidade *
*** Atletas Cinquentenários ***
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário