quinta-feira, 18 de julho de 2013

** IBGE 2020 - 32 milhões de idosos - 15% população total **

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o quantitativo de pessoas acima de 60 anos já corresponde a mais de 12% da população mundial e estima-se que até 2050 tenha-se 2 bilhões de idosos – o que representará cerca de 20% da população mundial. O crescimento da proporção de idosos na população é uma tendência mundial. O surgimento de novas tecnologias e os avanços da medicina levou ao aumento da longevidade e fizeram com que a expectativa de vida dobrasse no último século. 

Só não envelhece quem morre cedo: O envelhecimento, do ponto de vista individual, é um processo natural de fragilização que provoca progressiva vulnerabilidade fisiológica, fazendo com que o indivíduo idoso esteja mais propenso a problemas crônicos e graves de saúde. Medidas como a adoção de hábitos saudáveis de vida (alimentação equilibrada, participação ativa no auto cuidado e em atividades físicas) podem postergar a instalação de doenças crônicas. Da mesma forma, o gerenciamento de patologias crônicas já instaladas pode conter seus agravos. A manutenção da independência, prevenção das incapacidades e reabilitação com garantia da qualidade de vida são os principais objetivos da atenção ao idoso.

No Brasil, a expectativa de vida em 1900 era de 38,5 anos de vida, em 2000 de 68,5 anos e em 2010 de 72 anos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2020, a população de idosos chegará a 32 milhões (cerca de 15% da população total) o que fará de nosso país o detentor da 6ª maior população idosa do mundo. O Estado terá que dar conta não só da aposentadoria como das politicas publicas para estas pessoas, certo?

Profundas mudanças em planejamento urbano- 

Os desafios que essas mudanças impõem são inúmeros, inclusive no planejamento urbano das cidades e na mudança do equipamento urbano para atender a uma população que envelhece rapidamente.

Os pisos, degraus, banheiros, a altura de portas de ônibus, tudo terá de ser modificado para acolher mais e mais pessoas de idade. Longe de ser um sinal de estagnação, trata-se de um momento de maturidade. Fala-se muito em utilização do transporte coletivo e diminuição dos carros particulares nas ruas. É definitivamente uma necessidade impar e a questão é, estamos de fato nos preparando para isso?  E quanto aos espaços adequados para caminhadas, locomoção básica onde a palavra é "acessibilidade" natural não só para os deficientes físicos como também para o fluxo normal de todos as pessoas que um dia também serão idosos e sujeitos a maiores facilidades para ir e voltar sem ter que depender de suportes ou apoios extras.     

É fundamental a conscientização dessa mudança do perfil populacional (muitos ainda pensam o Brasil como o país dos jovens) para que se implemente a revisão do papel social e da imagem do idoso com desenvolvimento de políticas públicas e envolvimento de toda a sociedade na busca de um envelhecimento ativo com preservação da autonomia, integração social e melhoria da qualidade de vida do idoso.


* RESPEITO E AMOR AOS IDOSOS *
* Atleta Cinquentenária *Márcia*










 

* Viver mais e com qualidade *
*** Atletas Cinquentenários ***
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário