terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

** VIVER MAIS E MELHOR * QUALIDADE DE VIDA **

Um envelhecimento mais saudável: qualidade de vida

 

A definição de SAÚDE dada pela Organização Mundial de Saúde é que a saúde é um estado completo de bem-estar físico, mental, social e não somente a ausência de doenças. Esta definição é semelhante à definição de felicidade, sendo mais apropriada ao indivíduo isolado, mas é incompleta quando se analisa a sociedade como um todo.

 

A QUALIDADE DE VIDA é, por sua vez, de difícil definição principalmente na esfera individual, pois depende de fatores variáveis como cível, cultural, social, etc.. Sob ângulo coletivo a qualidade de vida compreende: saúde, prosperidade econômica( nível de vida e desenvolvimento social) estado político (liberdade, segurança) e o estado cultural(educação, informação, criação).

 

A avaliação médica em geral é pouco abrangente, pois avalia a qualidade de vida em função de limitações físicas ou incapacidades secundárias à doença e fequentemente dá-se pouco valor para questões subjetivas como a insatisfação que a doença traz, como a tristeza e a depressão, por exemplo.

 

A medicina tambem vê saúde em função de doenças e tende a se preocupar mais com a quantidade de vida do que sua qualidade.

 

Na procura da saúde e da qualidade de vida, as pessoas com frequência procuram o médico. A relação médico paciente assume então grande importância, pois enquanto o paciente deve tirar do profissional de saúde o máximo de informações possível, o médico, além de estar preparado e ser solícito, deve se colocar numa posição próxima do paciente evitando o distanciamento da cátedra, procurando ser o mais abrangente possível.

 

 

 

VIDA SAUDÁVEL - 10 PASSOS BÁSICOS PARA A CAMINHADA DO BEM ESTAR :

 

1- Procurar hábitos saudáveis no dia a dia ( combatendo os vicios como (tabagismo e o álcool);

2- Manter-se sempre ativo, tendo interesse e gostos amplos( manter-se atualizado, procurar saber o que está acontecendo no seu mundo);

3- Ter um hobby( ter algo que goste de fazer);

4- Interagir e se relacionar com várias pessoas;

5- Ter um esporte e praticar constantemente exercícios físicos;

6- Cuidar da alimentação, fazer uso de dieta balanceada;

7-Fazer prevenção e controle de doenças (como hipertensão, diabetes, ostoporose etc.);

8- Evitar quedas, prevenindo-se de fratura;

9- Preservar as funções sensitivas, através de exames periódicos (como óculos, proteses dentárias etc.);

10- Assumir responsabilidades, sentir-se útil, não fazer uso de medicamentos desnecessários, evitar o estresse. DAR SENTIDO Á SUA VIDA.

 

 

 

* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *

*Atleta Cinquentenária *Márcia*

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário