sábado, 11 de junho de 2011

* SEPARE A FOME DA VONTADE DE COMER *

O que fazer para perder peso? A resposta parece fácil: aprender a comer. Mas certamente não é tão fácil. Identificar a tênue linha que separa a fome do impulso de comer é o principal desafio no processo de emagrecimento. Comer pausadamente é uma das etapas para retirar o impulso de comer.

O cérebro precisa processar a informação do alimento que entra, e entender a mensagem de saciedade que a comida proporciona, por isso, alimentar-se pausadamente reduz a ingestão de alimentos e, consequentemente, a chance de ganho de peso.
Conhecida como o hormônio da fome, a "grelina" foi descoberta por pesquisadores japoneses em 1999, mas foram os cientistas britânicos que associaram esse hormônio a sensação da fome e por consequencia um estimulante de apetite. O cérebro pode levar até 15 minutos para entender a "não produção" deste hormônio. Daí a necessidade de comer vagarosamente, mastigar bem os alimentos e não ingerir grandes quantidades de uma só vez, para não correr o risco de comer além das necessidades adequadas a cada refeição. Alimentos em excesso serão armazenados em calorias extras engordativas no seu corpo. Assunto sempre em questão sobre as dificuldades para queimá-las depois. Lembrando que a cada 3 horas, antes das principais refeições, devemos comer "qualquer coisinha", onde é recomendado por especialisas da nutrição uma fruta ou barrinha de cereal, justamente para não aguçar a formação de "grelina".

 
Evite a expressão "Estou morrendo de fome". Certamente você irá comer demais e até muitas porcarias que só servem para "engordar" sem valores nutricionais que venham agregar benefícios saudáveis ao seu organismo. 
 
Se não houver controle sobre o impulso de comer certamente a ingestão de alimento ocorrerá em maior quantidade, respeitar o tempo do cérebro na assimilação da mensagem de saciedade é o primeiro passo para identificar e diferenciar a fome do impulso de comer.

A comida não é só uma necessidade física do ser humano, mas também, uma fonte de prazer. Muitas vezes, ela é tratada como vilã, o que é uma grande mentira. Não se pode ter medo da comida, é possível comer de tudo e ser magro. Quando se aprende a lidar com ela, emagrecer e permanecer magro deixa de ser uma tortura e passa a ser algo natural.

 
 
* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *
*Atleta Cinquentenária *Márcia* 




* Viver mais e com qualidade *
*** Atletas Cinquentenários ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário