sábado, 4 de junho de 2011

* ATIVIDADE FÍSICA E SOL AJUDAM A ABSORÇÃO DO CÁLCIO *

Atividade física e tomar sol são hábitos que ajudam a absorção do calcio no organismo..

Você sabia que apenas 10% da população brasileira ingere a quantidade diária de cálcio recomendada? O Estudo Brazos Nutricional, que é a mais completa pesquisa já realizada sobre alimentação no Brasil, avaliou 2.420 pessoas em 150 municípios espalhados por todo o país e concluiu que os brasileiros ingerem uma quantidade de cálcio três vezes abaixo da quantidade diária recomendada internacionalmente.

Essa quantidade ideal, conforme a pesquisa é de 1000mg por dia, o equivalente a três copos de leite integral mais uma porção de queijo amarelo. Ter um consumo abaixo desse valor pode desencadear doenças como osteoporose e hipertensão, além de facilitar fraturas ósseas por quedas, afirmam os especialistas.
A ingestão inadequada deste mineral durante o período de crescimento pode resultar em deficiência no futuro. A perda de massa óssea começa por volta dos 50 anos em ambos os sexos, porém nas mulheres progride com maior rapidez. Para evitar doenças como osteoporose, ou outras ligadas diretamente a saúde dos ossos(osteomalácia, raquitismo), e também para que o organismo exerça suas funções da melhor maneira possível é importante consumir todos os dias alimentos fontes de calcio. Os principais são: leite, queijo, iogurte, peixes, vegetais de folha verde escura, como espinafre, agrião, rúcula, brócolis, couve e outros. 

Importante salientar que, a absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos. Por isso procure não consumir alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio, como por exemplo: carne bovina e leite desnatado. Cientificamente demonstrado em diversos estudos que, a absorção deste mineral também é bastante comprometida pelo excesso de: fumo, bebidas alcoolicas e refrigerantes/cafeina.   

Já outras substâncias podem aumentar a absorção do cálcio pelo organismo, como é o caso da lactose do leite. O leite é uma fonte riquíssima de cálcio, e este cálcio é muito bem absorvido devido à lactose (açúcar do leite), que contribui para sua maior absorção. A vitamina D também aumenta a absorção de cálcio, por isso procure consumir alimentos ricos em vitamina D juntamente com o cálcio. Fontes: óleo de fígado de peixes, peixes como atum, cação, além de manteiga, gema de ovo, entre outros.

Lembrando que a maior fonte de vitamina D é obtida através da luz solar na pele. Os raios solares colaboram com a produção desta vitamina no organismo humano, que por sua vez, ajuda a fixar o cálcio. 

Especialistas em ortopedia conjuntamente a medicina esportiva dizem que é muito importante ressaltar que os exercícios mais eficazes são aqueles que movimentam os ossos para muitos lados diferentes, como atividades em quadra, dança, corrida, caminhada e musculação. Porém, para aqueles que mexem o corpo, vale a recomendação: o organismo perde em média 100mg de cálcio por hora suada. Ou seja: se suar, reponha o cálcio! 


 
Pratique exercícios! Quanto mais deformamos, ou seja, movimentamos o nosso osso, maior é a ativação das células produtoras do osso, denominadas osteoblastos, O exercício de impacto submete o osso às forças dos músculos, favorecendo essa ativação. Além disso, a prática de atividade física também auxilia nosso corpo a absorver o cálcio que ingerimos, fortalecendo mais ainda os nossos ossos. Por isso, insisto em pedir mais movimento na sua vida, sempre!!!    
 
 
*  CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *
* Atleta Cinquentenária * Márcia *  

--
* Viver mais e com qualidade *
*** Atletas Cinquentenários ***

Nenhum comentário:

Postar um comentário