segunda-feira, 13 de maio de 2019

Reunião Ordinária - dia 14 de maio - CGS- Vila Mariana



Mara -
Por favor!

No item n.°2  - 2.° parágrafo , onde se Lê "fomos informados" - leia-se: NÃO FOMOS

Obrigada! Márcia




De: Márcia Groenninga
Enviado: domingo, 12 de maio de 2019 19:59
Para: Mara Nunes - Pastoral S Judas
Assunto: Reunião Ordinária - dia 14 de maio - CGS- Vila Mariana
 
Conselho Gestor Saúde Vila Mariana

Prezada conselheira Mara Nunes

Em conformidade com nossa conversa de ontem, por telefone, segue para documentar o que combinamos.

1-)  Dar o informe da minha ausência na próxima reunião do Conselho Gestor de Saúde Vila Mariana - dia 14 de maio - às 9 horas - observando que em mesmo horário estarei no Palácio da Justiça, acompanhando julgamento em Instancia Superior de uma demanda processual pessoal - de Saúde, onde figuro como parte requerente na ação principal.

2-) ATENÇÃO: Ao encaminhamento proposto  pelo Conselho Gestor do AE-CECI- Ata de Reunião Ordinária do dia 11 de abril de 2019- (documento aprovado APENAS pelos conselheiros titulares - Observo: SOU CONSELHEIRA SUPLENTE E NÃO APROVO NADA) . Trata-se de Ata de Reunião Diferenciada, com informações diversas e falas registradas de inúmeras pessoas presentes no dia 11 de abril .
Na reunião do dia 09 de maio de 2019  - às 10 horas -  no auditório do AE-CECI, foi aprovada a Ata referente.

Contudo, comunico que, EU - Márcia Groeninga - conselheira suplente do AE-CECI, e outras pessoas de interesses comum, fomos informados da pauta principal desta reunião - Leitura e aprovação da Ata de reunião ref. ao dia 11 de abril - Reunião com o Ministério Publico . 
Observo um absurdo terem considerado aprovado um documento de relevante importância, com apenas 4 conselheiros titulares -  Sandra Ferraz e Natalina(conselheiras eixo usuário- titulares) Mirian gestor CER II-  e Paulo trabalhador. Em conformidade com a publicação em Diário Oficial da Cidade - Conselho Gestor AE-CECI - no dia 12 de dezembro de 2017.

Importante observar ainda nesse assunto, as pessoas que foram convidadas para a reunião do dia 11 de abril, não sendo informadas sobre a leitura e aprovação do referente documento - se desejarem poderão contestar o conteúdo aprovado. O que atribuo um gesto irreparável mediante a importância e ciência das próprias pessoas envolvidas nas falas e que mereciam o devido  conhecimento. Eu própria liguei para a STS e CRS - Sudeste - pedindo a presença dos representantes envolvidos, para dar legitimidade quanto as falas registradas. Compareceram a Sr.ª Lúcia e Assessora Regina - da STS Sudeste.  

Entendo como ação "ilegítima" do Conselho Gestor AE-CECI - falha de comunicação e divulgação de reunião - a comissão executiva responsável Sr.ª Sandra Ferraz e funcionário Paulo e gestora Miriam , menosprezaram o direito de todos quanto a informação. Positivamente fere os termos da transparência  e o bom costume da ordem regimental.  Ato sinônimo de desrespeito social. Contrariedade moral quanto aos princípios éticos do bom relacionamento do grupo. Ato explicito de abuso de poder por parte da coordenadora Sr.ª Sandra Ferraz. 
Digo mais: Considero que o documento foi redigido de maneira conveniente aos interesses de poucos, do  Conselho Gestor do AE-CECI, favorecendo distorções nos registros das falas, onde ficou documentado parcialmente os fatos e falas decorrentes textual no seu conteúdo geral.

Lembro que, este documento será encaminhado para o Ministério Publico do Estado de São Paulo.

Na minha opinião documento Publico - não pode ser tratado desta forma irresponsável e sem ampla divulgação e prévio conhecimento das partes envolvidas.  - : Quero dizer, faltou TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL! Documento referente as demandas pendentes nas unidades de serviços (CER II, CEO Tipo I, ST-AIDS, UAD e AE-CECI) que estão todos juntos no prédio da Avenida Ceci, 2235 - Contudo: Interesse Publico - Saúde Regional.

Considerando o meu acompanhamento junto ao Ministério Publico do Estado de São Paulo  - conjuntamente ao Promotor Dr.Artur Pinto Filho- toda parte que diz respeito ao novo prédio do Parque Imperial/Milton Santos que será entregue dia 16 de junho de 2019, na Rua Major Freire, n.° 510. Lembrando : SOMOS TODOS SUS! Esta nova unidade de atendimento de saúde - atenderá as necessidades de toda região abrangente ao Distrito Saúde - da Subprefeitura Vila Mariana. Em todo lugar que Eu, Márcia Groeninga , percorro - deixo a minha marca social - faço o registro deste importante equipamento que servirá nossa região.

 Penso ser obrigação do conselho AE-CECI publicitar suas ações específicas. De modo ainda mais amplo, levar ao conhecimento de todos outros  conselhos as atribuições de competência. Em especial - o Conselho Gestor da Vila Mariana e respectiva Supervisão Técnica de Saúde Sudeste Vila Mariana/Jabaquara. Esse assunto não poderia ser tratado desta forma - sob a mando de pessoas que parecem querer ter o controle social da região na palma das mãos.

Leis existem para serem respeitadas e cumpridas em conformidade com o regimento especifico e não podem ferir a hierarquia funcional e tão pouco outras leis superiores, que regem o SUS. Tão pouco, interesse politico pode desrespeitar o direito à saúde garantido no Art. 196 da Constituição Federal/88.
 
Pergunto: Quem fez o encaminhamento da pauta da reunião do dia 09 de maio de 2019?
Neste assunto - Nada mais!

3) ​Em Evento referente aos Direitos Humanos - V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - que deu-se entre os dia 06 a 08 maio - estou seguindo como DELEGADA regional - Vila Mariana - fase Estadual - que realizar-se-á  em junho/19. Datas e local ainda não definidos.

Nesta questão ... Quero dizer que na terça-feira - dia 07/05, no Anhembi - em Conferência Municipal - recebí um telefonema - o qual mantenho conversa gravada - de uma senhora que disse estar com 74 anos - tendo um filho com mais de 40 anos - relatando fatos importantes que precisam ser devidamente analisados quanto a falhas administrativas e falta de posicionamento da gestora da SPDM- Mara Ercília  - Observou a usuária: Absoluta desordem estrutural -  Péssimo atendimento por parte dos funcionários - Profissionais  que não demonstram humanização e acolhida digna ao usuário SUS - Falta de comodidade mínima para o atendimento no AMA St.ª Cruz - da Pedro de Toledo- Vila Clementino.

Desta forma, diante da minha impotência na instituição que represento, na condição de munícipe comum e conselheira gestora de saúde da Vila Mariana, apenas me responsabilizei buscar o devido apoio, para entender e tentar melhorar o atendimento interno.
Lembro: É da competência de qualquer conselheiro verificar as denuncias feitas na sua região. Meramente obrigação ao cargo que representamos. 
Explico que estou com nomes e números de carteirinhas de SUS( mãe e filho)  - para verificação do dia horrível vivenciado e sofridamente relatado por total falta de estrutura adequada e por horas de espera no atendimento de serviço de saúde sem qualidade nos resultados(falta de médicos- RX) 
Orientei a senhora a efetivar registro da denuncia, junto ao 156 - Ouvidoria SUS.  De imediato, a  mesma disse-me já ter feito várias queixas. Sem sucesso! Sem nenhum retorno ou atenção necessária. Ela simplesmente espera por explicações imediatas e tentativas de soluções. Não entende o descaso dos funcionários que parecem não ligar para o sofrimento da população.  A senhora manifestou absoluta falta de interesse por parte da gestora  Mara - na tentativa de ajudar a pessoa idosa e/ou pessoa com deficiência. Quero que todos saibam que minha preocupação é buscar um critério honesto de apuração de fatos. Minha intenção- em nenhum momento - é atingir a idoneidade profissional da pessoa aqui mencionada. Que isso fique bem claro a todos, por favor!
Desta forma, em próxima reunião, com pauta específica,  passarei os dados pessoais da denunciante para registro em ata - para devida apuração dos fatos. Na tentativa única de buscar a verdade para traçar melhorias no atendimento de saúde a todos. Nada mais!

4) Comunico que, o subprefeito da Vila Mariana - Dr. Fabrício Cobra Arbex - comentou em reunião do CADES Vila Mariana - na noite do dia 09 de maio- que está em conversa com o AGP- Ney - Assunto: Prédio da FUNDACENTRO - Solicito que este assunto de interesse da saúde publica  - seja veementemente tratado junto do conselho da Vila Mariana.

Desta forma, nada mais tratar. Desejo a todos uma produtiva reunião.
Agradeço a atenção dispensada. Aproveito para reiterar votos de elevada estima e admiração

Márcia Groeninga - conselheira titular - CGS.Vila Mariana.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário