domingo, 3 de março de 2013

** APOPTOSE * O OUTONO DA ESTAÇÃO DA VIDA **






APOPTOSE - O termo é derivado do grego que se referia a queda das folhas das árvores na estação do outono -  um exemplo de morte programada fisiológica e apropriada que também explica renovação.

É um processo necessário para a manutenção do desenvolvimento dos seres vivos, pois está relacionada com a manutenção da homeostase( equilíbrio necessário para viver) e com a regulação fisiológica do tamanho dos tecidos e também, quando há estímulos patológicos.
No ano de 1964, foi proposto o termo "morte celular programada" para designar o processo que ocorre de uma forma não acidental. Já no ano de 1972, Kerr, Wyllie e Currie sugeriram o nome "apoptose" para este processo que encerra o ciclo de vida das células.
 
A apoptose é fundamental em uma série de eventos normais nos tecidos dos organismos eucariontes(contem o seu próprio núcleo). É uma forma natural de remoção de células envelhecidas ou alteradas, abrindo espaço para o surgimento, por Mitose ou migração, de células jovens e sadias que irão recuperar e preservar a funcionalidade do tecido ou órgão. É importante na remoção de células e remodelação de tecidos durante a embriogênese e o crescimento, na involução normal de tecidos hormônio-dependentes como a próstata, glândula mamária e útero pós-gravídico, na atresia ovariana ao longo de cada ciclo menstrual, no descarte de células em tecidos com alta taxa de renovação celular, como pele e intestino.
Estudos científicos mostram comprovadamente que a  apoptose é um processo rápido, que se completa em aproximadamente 3 horas e não é sincronizado por todo o órgão, portanto diferentes estágios de apoptose coexistem em diversas secções(cortes) dos tecidos. Devido à taxa rápida de destruição celular é necessário que apenas 2 a 3% das células estejam em apoptose em determinado momento para que se obtenha uma regressão substancial de tecido, atingindo mesmo a proporção de 25% por dia.

A necrose difere da apoptose por representar um fenômeno degenerativo irreversível, causado por um agressão intensa. Trata-se pois da degradação progressiva das estruturas celulares sempre que existam agressões ambientais severas.
É interessante salientar que o mesmo agente etiológico pode provocar tanto necrose quanto apoptose; sendo que a severidade da agressão parece ser o fator determinante do tipo de morte celular. Vários agentes etiológicos já foram confirmados como indutores de apoptose, entre eles diversas viroses, isquemia(restrição do sangue), hipertermia e várias toxinas. Assim, a apoptose representa um mecanismo de eliminação seletiva de células cuja sobrevivência poderia prejudicar o bem estar do organismo. Todos esses eventos são controlados por genes responsáveis pelo crescimento e diferenciação celular.

Causas da Apoptose - 
Apoptoses por estímulos fisiológicos:

A apoptose é um mecanismo útil para manter o equilíbrio interno dos organismos multicelulares, e pode ocorrer fisiologicamente em humanos nos seguintes casos:
  • No desenvolvimento embrionário, várias estruturas do feto sofrem involução ao longo do período gestacional. Esta involução deve-se à morte programada das células que compõem estas estruturas.
  • Na menopausa, ocorre fisiologicamente durante esse período no qual os tecidos endometrial e mamário sofrem atrofia devido à queda nos níveis séricos das hormonas sexuais femininas. Caso o estímulo hormonal não seja retomado a atrofia não será reversível, e as células destes tecidos entrarão em apoptose.
  • Renovação de células lábeis, isto é, em tecidos cujas células se renovam constantemente. Este é o caso renovador da pele. As células basais multiplicam-se constantemente com o objetivo de substituir as células envelhecidas que estão nos extratos do tecido. As células mais velhas, por sua vez, sofrem apoptose para que o número de células no tecido continue constante. 
  • Após uma resposta imunológica do indivíduo a um agente biológico, é preciso que haja eliminação da superpopulação de leucócitos(glóbulos brancos) que foram usados na defesa do organismo. O mecanismo para essa eliminação é a apoptose.
  • Nas células fibrosas que darão origem ao cristalino, essas células sofrerão apoptose nuclear, apenas o núcleo é destruído, enquanto o citoplasma permanece intacto. Nesse caso, requer melhores conhecimentos científicos-intelectuais, para o devida explicação - mas fica aquí o básico comentário. 

Apoptoses por causas patológicas: 
  • Indução à apoptose por lesão do material genético celular. Isto pode ser causado por estímulos radioativos, químicos ou virais. Quando a lesão causada ao DNA é maior que a capacidade da célula de revertê-la, é mais seguro para o organismo que o programa de morte celular seja ativado, já que a multiplicação de uma célula mutante pode dar origem a tumores. 
  • Lesão por isquemia(restrição do sangue) ou hipóxia(falta de oxigênio) moderadas, podem levar as células de determinado tecido tanto à necrose quanto à apoptose. Muitos estímulos à morte celular por necrose também desencadeiam a morte celular por apoptose...




** CUIDE DA SAÚDE COM AMOR  ** 
* Atleta Cinquentenária *Márcia *

Nenhum comentário:

Postar um comentário