sábado, 9 de fevereiro de 2013

** HIDRATAÇÃO ADEQUADA - RESULTADOS MELHORES PARA OS TREINOS E PARA A SAÚDE **

Especialistas em treinamento desportivo, alertam que o descuido com a hidratação durante a atividade física — momento em que o organismo produz maior volume de energia e calor — pode acarretar sérios danos aos sistemas vitais.
Assim como o carro precisa de água no radiador para não fundir o motor, o corpo humano não funciona sem a ingestão de líquidos.
A dica mais adequada ao assunto é "não ficar com sede", independentemente de estar praticando um exercício na água ou fora dela. A sede já é sinal de desidratação.
Algumas pessoas enfrentam a resistência quanto à adoção da garrafinha com água durante a prática esportiva. Tem gente que acha que é besteira, diz que se esquece de levar a garrafa para os treinos. É necessário rever este hábito.  A desidratação faz cair o desempenho do atleta, seja ele profissional ou amador. Causa até uma sensação de cansaço maior que o comum. 
Água eliminada no suor é rica em eletrólitos (minerais), que, em falta, podem prejudicar a performance. Para repô-los, deve-se tomar alguns cuidados. Se a atividade for intensa e o tempo superior a 50 minutos, é importante fazer uma reidratação com reposição de eletrólitos. Se a pessoa não tem o hábito de tomar isotônico, tem de ir com calma e diluí-lo na água, para evitar a indisposição estomacal. O ideal nesses casos, é que a pessoa intercale cerca de 70ml de água, a cada 15 a 20 minutos, com o isotônico. Ensinamento de acordo com opinião dos melhores especialistas.
Existem atividades que não necessitam da reposição de sais (como caminhadas) e que a ingestão exagerada de isotônicos e energéticos pode sobrecarregar o organismo e até mesmo os rins. É importante buscar orientação com um nutricionista ou nutrólogo para não ter problemas no rendimento ou prejudicar a saúde.
Para evitar a desidratação, é recomendado aos praticantes de atividades esportivas que levem uma garrafa de 500ml para a beira da piscina e consumam água durante o exercício. Para os treinos de corrida, a orientação é que se beba 700ml uma hora antes da atividade e faça manutenção a cada 10 minutos (nos treinos de 5.000m). Os ciclistas não ficam de fora. Além da hidratação prévia (500ml uma hora antes), eles levam uma garrafa na bicicleta. 
Profissionais da nutrição envolvidos com assuntos desportivos, explicam que, um dos mecanismos da hidratação é a sede. O corpo mostra quando e o quanto ele precisa de água. Quanto maior o tempo da prática de exercício, maior a necessidade de repor água. Cuidados que devem ser adotados por algumas pessoas que sentem menos sede dentro da água, mas, independentemente disso, é preciso entender que até mesmo dentro da água ocorre a perda de líquido.
O melhor e mais adequado de maneira geral é a cada uma hora de exercício sejam ingeridos entre 300ml e 500ml de líquidos, que podem ser água, água de coco, suco ou isotônico.

Olho nos sinais - Se a desidratação for mais séria, o corpo entra em alerta: a boa fica seca, a urina torna-se escura e a pessoa pode sentir tontura.
Dicas para se hidratar - Há pessoas que reclamam de desconforto ao se hidratarem durante a atividade física. O problema é que algumas delas ingerem o líquido sem controlar a respiração e acabam bebendo com o ar. O estômago leva de 15 a 20 minutos para esvaziar o líquido. A expiração trabalha o abdome e comprime o estômago. É essa compressão que causa o desconforto. O ideal é usar roupas leves (com o objetivo de facilitar a transferência do calor do corpo para o ambiente) e se hidratar antes da atividade (recomenda-se o consumo de um copo de água 30 minutos antes). Se não der, beba golinhos durante o exercício. É aconselhável ainda que se tome a bebida fria (com temperatura entre 15ºC e 18ºC), para que a absorção seja mais rápida. Especialistas orientam a colocar a água na boca e inspirar de uma a duas vezes antes de engolir. Isso evitará enjoos, engasgos e até aquela sensação de barriga d'água.   

Assim, obedecendo as exigências do organismo e correspondendo adequadamente com a hidratação necessária - Siga seu treino em busca de melhores resultados, sempre!!! 

* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *
*Atleta Cinquentenária *Márcia* 



Nenhum comentário:

Postar um comentário