SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DA CIDADE DE SÃO PAULO
CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE
A/C
Exmo. Sr. Julio Cesar Caruzzo
Eu, Márcia Groeninga, RG.9.744.557, CPF.007.511.638-30, moradora e residente à Avenida Itaboraí, 391, apto 053, capital-SP, CEP.04135-000 – usuária SUS - de abrangência na Subprefeitura Vila Mariana, Supervisão Técnica Saúde Vila Mariana /Jabaquara.
Venho pelo presente observar a falta de respeito em relação a TRANSPARÊNCIA quanto aos números de vagas reservados para a 8.ª Conferencia Estadual de Saúde e subsequente homologação dos nomes aos delegados usuários indicados para a 16.ª Conferência Nacional – vagas destinadas a esta Supervisão de Saúde( VM/JAB) a qual pertenço.
Explico estar na militância da SAÚDE, por DEMOCRACIA, DIREITOS E EQUIDADE, há consecutivos últimos 9 anos com representação direta junto ao Ministério Publico do Estado de Paulo nas questões da UBS Parque Imperial. Lembro que este equipamento de saúde(UBS) foi interditado pela Defesa Civil na data de 17 de dezembro de 2017 e que estamos buscando por Novo Prédio na Rua Major Diego, 510- em fase de reforma, adaptação e instalação da NOVA UBS Parque Imperial/Milton Santos com inauguração e funcionamento previsto para junho/19.
Necessário se faz dizer ainda que estou bravamente empenhada , na luta pela Acessibilidade e Digno Atendimento as necessidades de Saúde Bucal e tratamentos odontológicos específicos, para as 4 fases da vida(crianças, adolescentes, adultos e 3.ª idade) observando atenção especial para as pessoas idosas, considerando também diferentes faixas etárias, sexo e/ou gênero.
É fato! DENTES TODOS NÓS TEMOS a partir dos primeiros meses de vida e devemos preservá-los com cuidados especiais, envolvendo prevenção e tratamentos específicos, para morrer com o máximo deles e em boas condições e não ficarmos doentes por falta de cuidados mínimos necessários nos cuidados odontológicos.
Considerando que SAÚDE começa pela boca, observando impactos na saúde física por mera necessidade de boas condições para a mastigação natural, pois o processo digestivo depende bastante da digestão dos alimentos bem triturados, obviamente levando-se também em consideração a qualidade dos nutrientes dos mesmos.
Considerando que Saúde Bucal reflete diretamente na saúde Mental, por questões diretas à auto-estima e a simples habilidade de sorrir sem a vergonha de ser feliz em qualquer lugar e na presença de todos(as) ou , mesmo que ainda só na presença do espelho. Sorrir é um excelente remédio para qualquer mal estar.
Desta forma, solicito o direito de levar para a Conferencia Nacional as propostas específicas em Saúde Bucal e o entendimento da parte orçamentária e financiamentos adequados para que a população tenha os serviços necessários referentes. E, também a garantia ampliada para a Saúde Geral conforme estabelecido na Constituição Federal de 1988, nos artigos 196 a 200.
Para encerrar, reforço dizer que, represento a Supervisão Técnica de Saúde Vila Mariana, tendo participado veementemente das fases exigidas pelo regulamento especifico para o processo de seleção na escolha da delegação Estadual e Nacional. Estou me referindo a Pré-Conferência Municipal que se deu no dia 23 de fevereiro – no CEU, Caminho do Mar, endereço: Avenida Eng.°Armando de Arruda Pereira,n.° 5241. Na Conferência Municipal dias 22, 23 e 24 de março de 2019, no Anhembí, onde na condição de delegada – eixo usuário e devidamente eleita na representação da Subprefeitura Vila Mariana- Supervisão Técnica de Saúde Vila Mariana/Jabaquara, estive presente em período integral nos trabalhos do Eixo III.
Vale salientar que na condição de membro da comissão organizadora local da Pré-Conferência Municipal, me refiro a especifica regional, realizada no CEU Caminho do Mar, impugnei 2 fichas/ inscrições por visível tentativa de fraude por parte do pessoal do Jabaquara, no processo de cadastramento e distribuição de vagas . Foram devolvidas 2 fichas em branco: SUPLENTE- ( 1 usuário e 1 gestão) por falta de candidatos a preenchimento de vagas. Foram cedidas das 13 vagas da Vila Mariana, 8 vagas para o Jabaquara por falta de usuários regionais devidamente cadastrados. Situações devidamente registradas em relatórios/ atas, que EU MESMA elaborei com grande fidelidade e desempenho para a real transparência nos trabalhos o qual me comprometi a fazer e a assinar a responsabilidade. Documentos entregues na data de 08 de março de 2018, a este Conselho Municipal de Saúde - Comissão Organizadora Geral da 20.ª Conferência Municipal.
Desta forma,
Das 16 vagas destruídas para a Conferência Estadual, referente a Subprefeituras Vila Mariana e Jabaquara e a Supervisão de Saúde em questão -: SUDESTE:- onde eu tenho uma cadeira conquistada por mérito e legitimidade em conformidade como regimento específico, preciso do entendimento transparente para a seletiva dos nomes definidos quanto as 5 vagas dos titulares para a nacional e dos 3 outros nomes indicados para a suplência em conformidade com o que foi apontado pelo Sr. Adão e Sr.ª Maria Macedo, na presença do Sr. Paulo e Sr. Julio Caruzzo, da Comissão Organizadora Geral. Observo: Foi lido e apresentado uma listagem referente a delegação nacional - USUÁRIOS - da Supervisão Técnica de Saúde SUDESTE – com 8 nomes , sendo 5 titulares e 3 suplentes. Qual o critério usado para estas indicações e a que regional pertencem? Quais destes nomes são usuários SUS, específicos da Supervisão Técnica de Saúde Vila Mariana/Jabaquara?
Peço ainda explicações procedentes quanto aos delegados usuários que irão para a Conferencia NACIONAL - referente aos distritos específicos da cidade de São Paulo, que foram na Conferencia Municipal dos dias 23 a 25 de março - no Anhembi -- e que irão para a ESTADUAL, como delegados titulares para a Conferencia que se dará nos dias de 07 a 09 de junho, e o critério utilizado para a escolha conclusiva na indicação para a seletiva levando-se em consideração região, idade e percentual gênero a serem respeitados na distribuição final para a NACIONAL - que se dará nos dias 04 a 08 de agosto.
Declaro ser conselheira atuante dos conselhos gestores de saúde - Eixo(usuários) : UBS Parque Imperial/Milton Santos, AE-CECI, CEO,SAE na Avenida Ceci, 1235 e representante eixo usuário- titular - do Conselho Gestor de Saúde da Vila Mariana da Supervisão Técnica de Saúde Vila Mariana/Jabaquara – Subprefeitura Vila Mariana.
Peço URGENTE esclarecimentos procedentes, considerando os princípios éticos - legais para devida compreensão e clareza do que pode se entender como sendo verdadeiramente justo ao que seja sinônimo as finalidades e aos interesses para as benfeitorias e melhorias necessárias ao ideal atendimento na área da saúde, qualidade de vida e bem estar social da população geral abrangente, lembrando que:
SOMOS TODOS SUS!
No aguarde de analise e resposta
Sem mais, reitero votos de elevada estima e franca admiração.
São Paulo, 04 de abril de 2019
Márcia Groeninga – Celular 11- 993890724
Nenhum comentário:
Postar um comentário