quinta-feira, 6 de abril de 2017

* 07 de abril - DIA MUNDIAL DA SAÚDE *


Quando falamos sobre saúde é comum o pensamento vinculado em doenças e consequentemente em local adequado para tratar e cuidar do doente. Quando o assunto é sobre doenças, a saúde passa a ser uma questão a ser tratada dentro do hospital - hotel de doentes, moradia de dores e sofrimento.

Vamos mudar a forma de pensar :- Saúde é viver bem! É saber buscar por soluções positivas aos problemas do dia a dia.

 

Considerando alguns  fatores, como por exemplo: vida social, saúde física e mental, costumes e aspectos sócios econômico e moral - saúde é ter onde morar, educação, trabalho, alimentação adequada, transporte, acessibilidade digna, inclusão, respeito social, lazer, segurança e tudo mais que venha ser sinônimo de vida tranquila. Impossível falar ou mesmo pensar em saúde sem ter condições básicas de sobrevivência pessoal e familiar.

Saúde começa dentro de casa separando o lixo doméstico, preservando a natureza de toda sujeira descartada irregularmente.

Saúde é aprender a evitar o consumismo desnecessário e todo desperdício natural.

Saúde é entender que hospital é lugar de doença e por isso devemos lutar por mais escolas e por "EDUCAÇÃO".

 

Informação e conhecimento são caminhos para aprender a ter hábitos saudáveis, evitar vícios, ter noções de boa alimentação e incentivar a atividade física constante. 

Saber ler e entender rótulos das embalagens dos produtos industrializados também é leitura saudável. porque é a melhor forma para evitar a leitura de bulas de medicações.

Saúde é estar atualizado sobre todas as maneiras e formas de como viver mais e melhor.

 

Preservar doenças é o melhor remédio para a boa saúde. Estudos mostram que a felicidade está diretamente relacionada com a vida saudável. Desta forma,  vamos buscar por objetivos na vida, para viver bem ao lado de quem amamos. Porém, ter sabedoria  para aceitar a opinião de todos e respeitar as diferenças dos outros é também demostração de comportamento saudável.

 

Saúde é não ter medo de envelhecer. Observando que só não envelhece quem morre cedo.  

 

Vivemos num país democrático e, saber escolher os políticos e nossos representantes na sociedade é demonstração de inteligência, por isso insisto na "EDUCAÇÃO" como ferramenta principal para tratar as "doenças da nação" e lutar dignamente por um Brasil saudável.  Para se viver bem é preciso ter pessoas confiáveis no poder. Saúde é ter consciência do poder do voto e pesquisar sobre a idoneidade moral dos candidatos nas eleições. 

 

Saúde é acreditar que a verdade prevalece sobre o mal da mentira que adoece a população. A  justiça não é cega, o cidadão é que não quer enxergar. Aos olhos da lei, saúde é direito de todos e dever do Estado. Lutar por respeito e igualdade de direitos é saudável. Sejam ricos ou pobres, de todas as raças e crenças, pois somos todos iguais de acordo com a constituição. Importante todos desenvolverem a conscientização que a união faz a força de uma nação. Chega de corrupção!

 

Acorda Brasil! Leis não foram feitas para perseguir pobres, fracos e desprotegidos. A nação deve cobrar que as leis sejam respeitadas e devidamente aplicadas igualmente para todos. Encerro dizendo que injustiça é o pior dos males e a mais cruel das doenças. Consequentemente concluo: JUSTIÇA é o mais nobre dos sinônimos de tudo que vier representar a SAÚDE.

 

Viver mais é bom mas, viver com saúde e amando a vida é muito melhor! 

 

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR - TUDO MAIS É CONSEQUÊNCIA.

 

 

Márcia Groeninga 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário