A Ginástica Laboral (GL) é o conjunto de exercícios físicos realizados no ambiente de trabalho, durante o horário de expediente. Seu objetivo é promover a saúde dos funcionários e evitar lesões de esforços repetitivos e doenças ocupacionais.
A GL traz benefícios em vários aspectos, dentre eles: Fisiológico, Social e Psicológico.
Como benefícios Fisiológicos pode-se destacar o aumento da circulação sanguínea, a melhora na oxigenação dos músculos e tendões, prevenção da LER (Lesão por Esforços Repetitivos) e DORTs (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), facilidade na adaptação ao posto de trabalho, melhora na produtividade com menor desgaste físico, redução da sensação de fadiga no final da jornada, entre vários outros.
A nível Social a GL favorece o contato pessoal, promove a integração social, favorece o trabalho em equipe, melhora o relacionamento.
Os benefícios de aspecto Psicológico são o favorecimento à mudança da rotina, reforço da autoestima, alivio do stress, diminuição do sedentarismo e melhora da capacidade de concentração no trabalho.
Além dos benefícios mencionados acima com relação ao aspecto Psicológico, a GL ainda mostra a preocupação da empresa com seus funcionários.Vale ressaltar que, pesquisas apontam o sucesso junto aos funcionários que, por sua vez, aprovam em massa a GL.
Caso sua empresa ainda não tenha adotado a Ginástica Laboral, segue então 7 dicas para quem trabalha muito tempo sentado:
1. Por mais que se tente manter uma postura correta, se a cadeira não ajudar, nada feito. Na hora de comprar a sua, opte por modelos ergonômicos, que têm descanso para braço. E também pelas que regulam tanto o assento quanto o encosto.
2. Procure apoiar sempre os pés no chão. Caso isso não seja possível, recorra a um apoio portátil. O ideal é que, quando você estiver sentado, suas pernas formem um ângulo de 90 graus. Com isso, evita-se a estagnação da corrente sanguínea nas pernas, o que pode favorecer o surgimento de varizes.
3. Se tiver que apoiar os cotovelos e os antebraços nos braços da cadeira, ajuste-os de forma a nivelá-los com a altura da mesa. Isso reduzirá o impacto sobre a coluna lombar e evitará a sempre indesejável tensão muscular na região dos ombros, braços, cotovelos e punhos.
4. Para prevenir dores e lesões, respeite a curvatura natural das costas. Evite ficar curvado para a frente, o que pode causar cifose, ou projetar o peito para a frente e o ombro para trás, o que pode provocar lordose. Mantenha sempre as costas em contato com o encosto da cadeira.
5. Mantenha o pescoço ereto. Se possível, estabeleça um ângulo de 90 graus entre o queixo e o pescoço. Em relação à altura do monitor, a posição ideal é aquela em que a tela se encontra um pouco abaixo da projeção horizontal de seus olhos e um pouco inclinado para cima, facilitando a leitura.
6. Mantenha distância do monitor. De preferência, entre 40 e 70 centímetros. Mais perto, pode causar problemas à visão. Além disso, capriche na iluminação ambiente e evite reflexos na tela do monitor. A exemplo da coluna, os olhos também precisam de repousos periódicos.
7. Procure fazer pequenas pausas durante o dia. A cada 50 minutos trabalhados, experimente descansar 10. Nesse intervalo, aproveite para levantar, caminhar, beber água, esticar as pernas ou fazer alongamentos. A sua coluna agradece.
* CUIDE DA SAÚDE COM AMOR *
*Atleta Cinquentenária * Márcia *
* Viver mais e com qualidade *
*** Atletas Cinquentenários ***
Nenhum comentário:
Postar um comentário